A Musa – Escola de Música e Artes de Aveiro está situada numa área de fácil acesso, junto à estação da CP de Aveiro. Anteriormente chamada Oficina de Música de Aveiro, mudou de imagem e de marca no ano letivo de 2014/2015. As instalações, os professores e a filosofia mantêm-se, embora que a partir desse ano a escola se assuma como uma escola de artes performativas, num sentido mais amplo.

A Musa – Escola de Música e Artes de Aveiro considera a música e outras artes como parte essencial no desenvolvimento do indivíduo, não só enquanto criança e jovem mas em todas as fases da vida. A esta convicção alia-se uma orientação pedagógica vocacionada para proporcionar programas adequados a este tipo de ensino, garantindo simultaneamente que os alunos encontram aqui o ambiente ideal para desenvolverem outras características tais como a sensibilidade artística, a disciplina, a solidariedade para com colegas e professores e a capacidade criativa.

Para atingir estes objetivos a MUSA aposta em três meios essenciais:
– A manutenção de um corpo docente especialmente vocacionado e de forte motivação para fazer desta uma escola de excelência;
– O desenvolvimento de várias atividades ao longo do ano que permitem aos alunos demonstrar o que aprendem, num ambiente simultaneamente lúdico e rigoroso, e nas quais eles têm a hipótese de participar na criação dos seus próprios espetáculos.
– A manutenção de instalações polivalentes nas quais podem aprender, apresentar e gravar as suas reproduções e criações de música e arte.
O ensino de músicas e artes performativas na MUSA tem vindo a ser considerado de excelência, tendo podido contar até hoje com a colaboração de excelentes músicos e professores.